terça-feira, 18 de setembro de 2012

Amanha: Marte desaparecerá atrás da Lua. Venha ver conosco!

No início da noite de quarta-feira (dia 19) o céu nos presenteará com um verdadeiro espetáculo: uma  ocultação planetária.
Devido a combinação dos movimentos da Terra, Lua e Marte, o planeta vermelho vai desaparecer atrás da Lua crescente por 56 minutos, num fenômeno conhecido como Ocultação de Marte pela Lua.

O Observatório Astronômico (3º andar, bloco D)do IF Fluminense fará observação pública do fenômeno, a partir das 18h00min.
A partir das 18h26min dessa quarta, a Lua (18% iluminada) passará na frente de Marte (magnitude 1.2), ocultando-o pelo lado não-iluminado, fazendo o planeta desaparecer até às 19h35min.

Esse fenômeno ocorre quando esses astros formam uma linha imaginária: Terra-Lua-Marte. Dia 8 de setembro, durante a manhã, nós já tínhamos acompanhado a ocultação de Júpiter pela Lua.


Os horários informados são para o estado do Rio de Janeiro, veja abaixo para outros estados brasileiros ou aqui para os países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) que também verão o fenômeno.


Abaixo o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas na costa dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Abaixo os locais na Lua onde o planeta terá sua imersão e o reaparecimento (locais escolhidos para as cidades brasileiras).

Marte é conhecido desde a mais remota antiguidade; Em 2540 a.C., um dos dias da semana (terça-feira) já lhe era consagrado. Aristóteles teve ocasião de observar um ocultação de Marte pela Lua e Ptolomeu menciona que Marte esteve próximo a estrela Acrab (Beta Scorpii) em 17 de janeiro do Ano 272 a.C. (Mourão, 1984).

Abaixo algumas características de Marte durante o evento:

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário