A páscoa, aqui na Terra e na Estação Espacial
A astronomia na páscoa e a surpresa na ISS
Mas o que isso tem a ver com astronomia?
A data da páscoa é regulada de acordo com a 1ª lua cheia depois do equinócio de março (para nós do hemisfério sul, equinócio de outono). Foi o imperador Constantino que estipulou essa regra, no Concílio de Niceia (325 d.C) Isso também marca a data do carnaval: sete semanas antes da lua cheia citada. Portanto, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril.
Bem longe daqui, a cerca de 400 km de altura, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) também estão comemorando a Páscoa. O astronauta Chris Hadfield levou uma surpresa para seus colegas de exploração espacial. Em seu Twitter ele disse: "Não diga a minha equipe, mas eu trouxe ovos de páscoa :)" Veja abaixo como ver a Estação da sua cidade.
A tradição dos ovos de chocolate remete a um costume pagão. Era comum pintar ovos, como símbolo de fertilidade, em alusão a deusa nórdica Gefjun. O animal associado era o lebre, o que foi comercialmente mudado para o coelho, sendo mais atraente.
Além disso, a Lua é associada a fertilidade, e a lebre de Eostre (deusa da fertilidade anglo-saxã) é 'vista' na Lua cheia.
A Estação Espacial pode ser vista a olho nu aqui da Terra. Hoje ela passará sobre a minha cidade, Campos dos Goytacazes, às 19h24min. Mas amanhã ela passará, às 18h33min, com um brilho muito maior (-2.3). Para saber como encontrar a Estação Espacial na sua cidade, entre no Heavens-Above e coloque as informações da sua cidade: Configuration - from database - (escolha o país e digite a cidade) - clique na cidade correta - vá em Satellites - clique em ISS. Depois é só clicar nas datas e ver o mapa de como localizar no céu.
Fonte:
A páscoa, aqui na Terra e na Estação Espacial
Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO
on
17:05
Rating:
Nenhum comentário