sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Presidente russo demite diretores de agência espacial por lançamento fracassado

O presidente russo Dmitri Medvedev, demitiu dois dirigentes do programa espacial, após a falha ocorrida no lançamento de três vitais satélites de comunicações. (posteriormente a Roscosmos anuciou que a causa teria sido um erro de programação).
O vice-presidente da corporação de foguetes e espaço Energia, Vyacheslav Filin, e o vice-diretor da Roskosmos (agência espacial russa), Viktor Remishevsky, deixaram o cargo segundo as agências de notícias locais.
(CONTINUA...)

Medvedev também enviou uma advertência ao diretor da Roskosmos, Anatoly Perminov. "Sob instruções do presidente, a Roskosmos tomará medidas adicionais para fortalecer sua performance e disciplina", afirmou o Kremlin em comunicado.
O foguete russo Proton-M não conseguiu chegar a sua órbita inicial, cujo lançamento ocorreu no último dia 5. A nave caiu no mar, perto do Havaí, com os três satélites Glonass-M de última geração que deveria levar ao espaço.
O incidente foi um constrangedor revés para a intenção russa de lançar um sistema para concorrer com o Global Positioning System (GPS) americano, projeto idealizado pela União Soviética em 1976.
Leia mais sobre assunto:
"Satélites russos caem no oceano Pacífico hoje a tarde": (http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/2010/12/satelites-russos-caem-no-oceano.html)
"Erro de programação pode ter causado falha em foguete russo": (http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/2010/12/erro-de-programacao-pode-ter-causado.html)

Fonte: France Presse e Folha OnLine (com modificações).

Um comentário:

  1. Olá, Otávio!
    Eu bem que avisei que o Putin deveria ter ficado "pluto" da vida com o fracasso da missão! Olha aí... a situação ficou "russa" e fechou o tempo para o pessoal. Eu se fosse aquele cachorro "pé-frio", o connie, eu saía já de mansinho, antes que virasse um "cachorro quente", tira-gosto com vodca. Faz carreira connie! KKKKKKKKK!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir